Quem sou eu

Minha foto
Certas palavras não podem ser ditas em qualquer lugar e hora qualquer. Estritamente reservadas para companheiros de confiança, devem ser sacralmente pronunciadas em tom muito especial lá onde a polícia dos adultos não adivinha nem alcança. Entretanto são palavras simples: definem partes do corpo, movimentos, atos do viver que só os grandes se permitem e a nós é defendido por sentença dos séculos. E tudo é proibido. Então, falamos. Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Mothern

Se você encontrasse uma máquina do tempo, para onde viajaria?

Hoje, gostaria de observar a pré-história. Os homens da caverna. Vi a foto de um bebê recém-nascido com aquele cordão umbilical horrível pendurado e pensei: como as mulheres da pré-história faziam?

Sim, porque bebê é tão delicado... tem que usar água fervida, tem que fazer curativo no umbigo com álcool sei que lá, tem que usar só roupa de algodão, não pode isso, não pode aquilo...

Mas e antes? As gurias tinham o bebê. E aí? Não tinha álcool, nem fogo, por um bom tempo. E quando tinha, duvido que fervessem a água. O que elas faziam com o umbigo? Cortavam com os dentes e comiam até o toco, que nem gato e cachorro?

Acho que faziam o que os bichos fazem, por instinto. E com todas as limitações, a espécie sobreviveu e evoluiu.

Por isso fico achando que tem muita frescura hoje. Bom, óbvio que a taxa de mortalidade infantil devia ser estratosférica. Mas acho que isso também não tinha importância, já que as mulheres deviam parir que nem cadela de rua: uma vez por ano.

E quando morria um filho, o que elas faziam? A "maternidade" ainda não existia (aprendi em Sociologia que o conceito de maternidade como conhecemos, do amor mãe-filho, foi criado em Esparta porque o Estado não podia mais assumir a criação das crianças). Uma vez minha cadela pariu e quando cheguei em casa, muitos filhotes estavam mortos. Alguns destroçados, outros inteiros. Acho que algum cachorro entrou lá e matou os bichinhos. Enfim, tinha um inteiro, parecia que dormia. Eu tentava colocar o coitado no saco de lixo e ela ficava louca. Carregou ele para a casinha, colocou com os vivos e ficou mexendo nele com o focinho, lambendo.

O cachorro é bicho, age por instinto e não conhece conceito nenhum de maternidade, mas eu vi dor nos olhos dela quando, com muito custo, tirei o cachorrinho morto da casinha...

Por isso eu queria ver como era antes.

Nenhum comentário: